terça-feira, 19 de junho de 2012

Região Centro-Oeste




Introdução sobre a região

A região é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal e ocupa uma área de 1 606 371,505 km². Localiza-se no extenso Planalto Central. Seu relevo caracteriza-se por terrenos antigos que se tornaram planos devido a intense erosão, originando chapadões.

O clima predominante da região é o tropical semiúmido e úmido, marcado por chuvas de verão. A vegetação principal é a do cerrado. A Centro-Oeste a região que proporcionalmente recebe mais imigrantes, com aproximadamente 36% dos habitantes vindo de outras regiões. Com 13.677.465 habitantes, conforme dados estimados pelo IBGE, a Região Centro-Oeste é pouco populosa em relação a outras do Brasil e principalmente muito pouco povoada.


Hidrografia


       A região é drenada por muitos rios, agrupados em três importantes regiões hidrográficas: Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraná (que é a bacia do Rio da Prata, também chamada de bacia Platina).

Tanto para economia quanto para o consume da população do próprio Centro-Oeste do Nordeste, as regiões hidrográficas Tocantins-Araguaia (que ocupa o norte, o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso) e São Fransisco (composta pelo rio São Francisco que é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul) possuem fundamental importância. A necessidade de preservação doesse mananciais de água principalmente, portanto, é evidente para todos.

 


         Vegetação

             No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. No norte e oeste é a  Floresta Amazônica, que é composta por uma vegetação densa e exuberante.

 A maior parte da região é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.

cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
        
Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.



Clima

  clima da região Centro-Oeste do Brasil é tropical, quente e chuvoso, sempre presente nos Estados de Mato GrossoMato Grosso do Sul e Goiás. A característica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso, entre os meses de outubro a março, e um inverno seco, entre os meses de abril a setembro.

O noroeste da região, ocupado pela Amazônia, é abrangido pelo clima equatorial, e o restante pelo clima tropical. As temperaturas, são mais altas do que no sul. O inverno apresenta temperaturas acima de 18°C. Durante o verão, a temperatura pode alcançar temperaturas superiores a 25°C.
         
Nas regiões mais elevadas do Planalto Central ocorre o clima tropical de Altitude e as mínimas são menores podendo ocorrer geadas nessas regiões. Em outras partes da região também é normal ocorrer geadas.

 Os meses de verão são úmidos, porque nessa época, a Planície do Pantanal é uma das áreas mais quentes da América do Sul, e por esse motivo, forma um núcleo de baixa pressão que atrai os ventos úmidos conhecidos como alísios de nordeste. A chegada desses ventos corresponde às chuvas fortes que caem na região.


               Meio ambiente


          Os danos no setor ambiental oriundos da atividade agropecuária para a região Centro-Oeste são gigantescos. O Cerrado, a vegetação predominante na região, existe hoje em apenas 48,5% de sua cobertura vegetal original, ou seja, já foi desmatado em 51,5%. Outro dado impressionante é que no período de um ano, em média, o desmatamento corresponde a 6500 quilômetros quadrados.
         
          O motivo principal dessa devastação ambiental consiste no avanço da soja e do gado principalmente a partir dos anos 70 e da ocupação do interior brasileiro, muito estimulado durante um certo período histórico.
         
          A atividade agropecuária na região é uma das principais na região, mesmo a população rural não passando de 12%. Esse dado reflete o elevado uso de máquinas nessa atividade, que vem crescendo intensamente desde aproximadamente a década de 1970, e consiste em outro fator importante para a degradação do solo.


Projetos sustentáveis

Com todo esse aumento no desmatamento do Cerrado, ele vem se tornando uma preocupação por parte dos agricultores, cidadãos e principalmente das crianças da região para a preservação da biodiversidade regional. São cada vez mais frequentes manchetes do tipo: “Agricultores diversificam produção e investem no plantio de árvores para aumentar produtividade preservando o meio ambiente
O governo também demonstra preocupação com a questão do meio ambiente ao propor projetos como o seguinte: o governo decretou o PPCerrado em setembro de 2010 que consiste em um plano de ação para o cerrado que prevê o início de um monitoramento permanente do bioma pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos moldes em que é feito na Amazônia. Projetos como esses, embora não efetivamente espetaculares, demonstram ao menos uma preocupação com essa questão ambiental.


Comidas da Região


Na região centro-oeste você pode encontrar diversos tipos de comida de vários lugares. Algumas comidas têm influencia estrangeira.

Goiás: Tutu com linguiça, torresmo, empadão goiano, biscoito polvilho e galinhada são típicas de lá. Algo que os goianos apreciam também é a pimenta-bode e a jurubeba. Carne seca e carne de porco são muito usadas por lá, e tiveram influencia de São Paulo e Minas Gerais.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: os dois estados tiveram influencia de Minas e São Paulo também, onde a carne seca, a farinha de mandioca, o milho foram trazidos de lá. Depois que paranaenses e gaúchos foram para lá, as regiões passaram a possuir mais carne de caça, como peixes.
Distrito Federal: Em Brasília você pode encontrar todos os tipos de comida, pois além de influencia estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões brasileiras.


                       Cultura da região Centro-Oeste


Há uma diversidade da cultura do Centro-Oeste brasileiro enorme, graças as contribuições dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Algumas das manifestações culturais típicas da região são: a cavalhada, em Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; a culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.
As cavalhadas, uma das manifestações típicas de Goiás, ocorrem na cidade de Pirinópolis, são apresentações representando uma luta medieval, entre Cristãos e Mouros, por homens montados a cavalo ao ar livre.

Uma manifestação típica do Mato Grosso é o cururu, que é uma dança com origem indígena, que homenageia alguns santos padroeiros de cidades do interior do estado. Os únicos participantes da festa são alguns homens, que dançam em círculos       ao som de viola, de concho e reco-reco.

                                                   
O Mato Grosso do Sul tem a cultura parecida com a do Mato Grosso, em relação às danças, manifestações, festas. Nelas, acontecem as quadrilhas, que fazem parte do folclore da região Centro-Oeste também. O polca-rock é um ritmo musical bem popular no Mato Grosso do Sul e é a mistura de alguns ritmos como: blues, folk, pop, metal, grunge, progressivo e jazz.

A música sertaneja é um movimento muito forte da região, bem como o forró, visto que tem uma grande porcentagem de nordestinos. O rock, axé, funk, forró, tecno brega, eletrônica são ritmos com grande destaque. No interior, é mais fácil se deparar com as modas de viola e duplas, músicas mais tranquilas.

Na capital, acontece o Brasília Music Festival, onde são apresentados artistas de dentro do país e do exterior também. No cartaz desse festival que ocorre em Brasília, tem um desenho no fundo que foi feito por um grande artista chamado Romero Britto, que é muito conhecido em todo o país e em todo mundo. Existe também o “Capital Fashion Week”, um grande evento de moda de Brasília e os festivais de cinema.



Economia

            A região Centro-Oeste possui um PIB de 278,012 bilhões de reais e um PIB per capita de 22,4 milhões de reais, e um de seus estados, Distrito Federal, possui maior PIB per capita, segundo o IBGE.

              A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.

Um comentário:

  1. Pessoal
    Acesse o site http://www.guiademidia.com.br/jornais.htm
    Lá vcs terão links para todos os jornais do Brasil. Vale a pena ler a notícia direto do estado.
    Lu

    ResponderExcluir