Norte


Características   Gerais


A Região norte é a mais extensa do Brasil, e a menos povoada. Conta com uma população de 15.865.678 (Censo IBGE 2010) habitantes distribuídos entre seus sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 
A população da região é formada, em sua maioria, por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses.

  • Aspectos Físicos

Clima


O clima que prevalece na região é o equatorial úmido (com temperaturas e índices pluviométricos elevados). Porém podemos também observar o clima tropical e algumas variações do equatorial. 
Na região Norte, em geral, as temperaturas ficam em torno dos 26°C, com baixa amplitude térmica.







Vegetação


       Devido ao clima, podemos encontrar na região, coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica.
     A Amazônia possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, tanto de flora quanto de fauna. Sua beleza atrai cada vez mais turistas para a região.




Hidrografia

                                                       

     A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas.

      A maioria dos rios da região são extensos e volumosos, isso é consequência do relevo plano, e é importante, pois deixa a região propícia para a criação de usinas hidrelétricas e dá aos rios seu alto potencial de navegação Esse potencial é muito importante, já que as rodovias da região são muito poucas e ruins.


  • Aspectos Sociais e Econômicos

Educação


   Na região Norte a educação é muito precária. Há dificuldade para os 3.074.849 alunos irem as escolas ou universidades, porque não há meios de transporte eficientes e costumam enfrentar grandes distâncias. 30% dos estudantes vivem na zona rural, são jovens dos campos e das aldeias.
    A falta de salas de aula no Norte do país é muito comum sendo necessário poucos professores para uma grande quantidade de alunos. Além disso, nem sempre há material adequado para todos, fazendo com que a qualidade do ensino seja ainda mais baixa.

Saúde

   A Região Norte do país tem o dobro de crianças até 5 anos desnutridas em comparação à região Sul.  A quantidade de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite na região também é muito grande.
    Com isso os hospitais ficam sempre cheios sem a possiblidade de fornecimento de remédios e atendimentos urgentes.Não há médicos suficientes para atender os vários doentes. A saúde na região Norte, assim como a educação, ainda é muito precária, devido à falta de investimentos do governo.

Economia/ Renda


          Com uma pequena participação no PIB do Brasil, a economia da região norte é movida pelo extrativismo vegetal e mineral. No setor industrial devemos destacar o Pólo Industrial de Manaus que é composto por indústrias de vários segmentos.
        Há uma concentração de renda expressiva muito maior no Norte do que nas outras regiões do Brasil e, com isso, a desigualdade e a pobreza também são maiores.





  • Aspectos Culturais




     A presença indígena ainda é muito forte e isso faz com a região cultive várias lendas e festas de origem indígena. Também carrega alguns elementos de outros estados, já que no passado houve uma grande migração de gaúchos, paulistas, europeus e africanos. 
    O Festival de Parintins, a Congada e o Círio de Nazaré são exemplos das típicas manifestações culturais do Norte. 
   A culinária típica dessa região esta muito ligada com peixes além de  frutas e especiarias únicas da região norte. Exemplos de pratos típicos e doces são:  feijoada paraense, o tucupí, pirarucu de casaca, a maniçoba, tacacá, açaí, bolo de mandioca e castanhas-do-Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário